domingo, 20 de outubro de 2013

Renascimento ou reencarnação

                   
                                  
Jesus e Nicodemos:
Jesus declarou: "Digo a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo".
João, 3.1/18.

O espiritismo é o maior divulgador da doutrina da reencarnação no Brasil e na maioria dos países ocidentais. O espiritismo crê que a reencarnação é um processo obrigatório até o espírito não precisar mais reencarnar, isso se dá quando ele se torna um espírito puro.

A reencarnação, na visão espírita, é uma oportunidade do espírito se aperfeiçoar, intelectualmente, através do trabalho, e moralmente, através da constante busca do espírito pela felicidade eterna.

Assim, a reencarnação é vista como uma bênção pelo espírito, pois é uma oportunidade de progresso.

Além de trabalhar para o seu desenvolvimento, o espírito quando reencarna, também vêm expiar faltas que cometeu em encarnações anteriores. Por exemplo, um assassino em série poderá reencarnar sem os braços e sem as pernas, para que aprenda a amar mais o seu próximo, pois nessa condição precisaria constantemente dos outros; ou, por exemplo, uma mãe que menosprezou seu filho, poderia reencarnar em uma família que a menosprezasse, compelindo-a a repensar seus atos.

Cada reencarnação é minuciosamente planejada pelos espíritos superiores, para dar a máxima oportunidade do espírito reencarnante de se desenvolver, e obter o máximo de proveito de sua encarnação.

Para o espiritismo, a reencarnação é uma prova da justiça de Deus, que dá infinitas oportunidades para o espírito se aperfeiçoar, ao invés de mandá-lo para o céu ou o inferno eterno por que simplesmente nasceu em uma família que não lhe deu a devida educação para os serviços cristãos.

Segundo essa mesma doutrina, se o espírito se entrega a corrupção dos valores cristãos, ele terá infinitas oportunidades de se aperfeiçoar, podendo pagar pelos crimes que cometeu em suas próximas reencarnações.

2 comentários:

  1. Sou frequentador de sessões espíritas, lá no meio do mato, desde os seis anos de idade. Católico, p força da Inquisição. Já li quase uma centena de livros esíritas e sei q o irmão fala é de grande relevancia. Tenho um filho nascido em 82 e q s tornou dependente de remédio p dormir.
    Se puder dar uma paolavras de ajuda p nós. Os ícones q poderan ajudá-lo, qdo encontrei, já havia desencarnado n(D. Ismael, Bp Espírita da Igreja Catóplica Ortodoxa).
    Este problema dele (insônia) é espiritual. Advogado c OAB, nos tempos negros do examne da Ordem.

    ResponderExcluir